Luiza Helena Trajano do Magazine Luiza participa da série Pitch, do site de Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Foi a 400 quilômetros de São Paulo, em Franca, que a Magazine Luiza começou a ser criada. Em 1957, a lojinha se chamava A Cristaleira e era comandada pelo casal Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato. Depois de quase 60 anos, a rede tem 736 lojas em 16 estados.




O grande salto aconteceu em 1976, com a aquisição da rede Lojas Mercantil, permitindo o crescimento da empresa. Abertura em outros estados e inauguração de um novo centro de distribuição mais moderno aconteceram na sequência. Em 1991, uma reestruturação societária marcou a entrada de Luiza Helena Trajano, sobrinha dos sócios.


De lá para cá, Luiza se provou uma empreendedora competente e preparada, ampliando a atuação da rede e liderando momentos importantes, como o aporte dos fundos administrados pela Capital, gestora de private equity, em 2005, e a Oferta Pública Inicial de Ações (IPO), na Bolsa, em junho de 2011.

Com fala simples e orgulho de estar sempre acessível aos funcionários, ela ocupa hoje o posto de presidente do Conselho de Administração da empresa. “Não me vejo atuando fora do Magazine Luiza, mas se precisasse iria criar outra empresa de varejo. Sou uma vendedora”, diz. Confira abaixo a entrevista da empresária para a série Pitch, do site de Pequenas Empresas & Grandes Negócios. 

Nome: Luiza Helena Trajano
Idade: 64 anos
Onde nasceu: Franca (SP)
Onde mora: Vivo entre São Paulo (SP) e Franca (SP)
Que empresa fundou: Estou à frente do Magazine Luiza, fundada pelos meus tios.
O que faz: Sou presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.
Quem o inspira no empreendedorismo: Várias pessoas, mas destaco meus tios, fundadores do Magazine Luiza, Luiza e Pelegrino.
Qual negócio queria ter criado: Não me vejo atuando fora do Magazine Luiza, mas se precisasse iria criar outra empresa de varejo. Sou uma vendedora.
Ser empreendedor é: Sonhar e fazer acontecer.
Como ser um bom chefe: Fazendo as pessoas irem mais longe do que elas iriam sozinhas.
Um sucesso: Não destaco um, aprendo muito com os sucessos e rapidamente partimos em busca de outros.
Um fracasso: Aprendi mais ainda com os erros e procurei nunca repetir um.
O que não pode faltar num negócio: Pessoas.
Já faliu: Não.
Em qual negócio jamais apostaria: Qualquer um que não fosse ético.
Sua principal inovação: O Magazine Luiza fez diversas inovações que revolucionaram o varejo, mas a principal sempre está por vir.
Um desafio: Colaborar com o Brasil e com as reformas necessárias.
Um medo: Muitos, mas todos encarados com coragem.