Segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), divulgada em abril, o País bateu a marca de 230 milhões de smartphones. Embora haja mais aparelhos do que habitantes, os preços proibitivos dos mais sofisticados, em especial num cenário econômico como o atual, ainda faz muita gente ter modelos básicos.
O Magazine Luiza quer explorar esse cenário e incentivar os consumidores a trocarem seus aparelhos por versões mais “top”. Para isso, começou no último domingo, no programa do Faustão, a divulgar a campanha “Smartphoniza, Brasil”, em que prega: “chega de passar raiva com seu celular usado”. A partir desta segunda-feira, 20, os consumidores poderão levar seus aparelhos para serem avaliados nas lojas da rede e receber descontos que partem de uma média de R$ 300, mas podem ir além, dependendo do aparelho que o consumidor leve e, principalmente, do que ele queira adquirir. Para quem queira comprar um iPhone XR, por exemplo, o desconto pode chegar a R$ 1.200 na troca ou R$ 1.000 na troca por um iPhone 8 ou 8Plus. Na família Galaxy, da Samsung, o desconto para quem quiser adquirir um S10, pode chegar a R$ 1.300.
“O modelo de negócio de troca de celulares já tivemos nas lojas, porém, desta vez, estamos fazendo isso de forma massiva, aceitando qualquer celular usado em todos os nossos canais – lojas físicas, e-commerce. Levando um celular, desde que esteja ligando, a pessoa já está habilitada a fazer a troca e economizar, com um belo de um desconto”, comenta Ilca Sierra, diretora de marketing do Magazine Luiza. Ela ressalta que embora a penetração de aparelhos no mercado brasileiro seja alta, muita gente ainda passa apertos com celulares de baixa performance e memória; a ideia da promoção é que o consumidor saia do básico. “Hoje em dia, pessoas deixam carteira em casa, mas não o celular”, lembra Ilca.
Embora a rede não divulgue suas metas, espera-se que supere os resultados da promoção “Sai, Zica”, que foi feita com televisores na última Copa, e bateu a marca de um milhão de telas trocadas. A campanha com os celulares é feita em parceria com a Troca Fone, que recolhe, avalia e dá uma destinação aos aparelhos trocados. Também envolveu o engajamento de todos os principais fabricantes.
Smartphones são considerados uma das principais categorias da companhia, estratégica, segundo Ilca, não apenas pelo fator vendas como por estar alinhada a um dos propósitos do Magazine Luiza: promover a inclusão digital.
A campanha, que começou forte em TV – além de merchandising no Faustão, estão previstas ações no Caldeirão do Huck e nesta segunda e na terça-feira, 21, terá veiculação em todas as emissoras – também se expande para a internet, principalmente em Facebook e no YouTube, onde em algumas datas a promoção será destaque na home durante todo o dia.